Resultados em Mídias e outras boas

Excelente post do site webtraffic.com.br.

Quando falamos em publicidade, pode parecer um pouco óbvia a idéia de que o plano de comunicações de uma empresa deve ser integrado e adotar a convergência das mídias como premissa fundamental. Entretanto, esta não é a realidade do que acontece hoje.

Muitos profissionais de marketing nas principais empresas do mercado, especialmente os mais experientes e responsáveis pelas tomadas de decisões, foram formados e construíram sua carreira em um ambiente totalmente diferente do que existe hoje. E ainda insistem em ações descasadas e desalinhadas entre os meios.

A tecnologia e a mídia online em especifico trouxeram grandes e rápidas mudanças para o meio publicitário, fazendo com que agências tradicionais e profissionais de publicidade olhassem para o online com atenção.

Realmente mídias tradicionais como a TV aberta por exemplo, possuem uma altíssima penetração, e já comprovaram ao longo da historia sua eficácia. Entretanto não devemos esquecer que a decisão de compra de um consumidor se divide em vários momentos e que pode e deve ser abordado em todos os meios, respeitando e analisando as particularidades de cada um deles.

Mídias como TV, rádio e impresso são eficazes no momento de capturar a atenção do consumidor, gerar o desejo, o conhecimento e lembrança da marca. Já mídias online trazem todos estes benefícios, mais a possibilidade de segmentação mais precisa, personalização, maior interação com o consumidor e mensuração completa dos resultados.

Publicidade informativa, conteúdo direcionado, cobertura dos meios e público alvo mais bem segmentado fazem parte do caminho para alcançar o consumidor moderno. A publicidade online também tem um tempo diferente das demais, alem de espaço ilimitado. Nas mídias tradicionais, o anunciante está sempre limitado em espaço e tempo de exposição. Com isso as campanhas online tendem a ser mais informativas e menos invasivas do que as demais, já que o usuário navegando na web, está sempre onde quer estar e vendo o que quer ver. Alem de permitir com que o usuário utilize do meio para se relacionar e trocar informações relevantes ao seu interesse.

Outra vantagem do marketing online é a possibilidade de mensurar praticamente tudo. Um estudo recente doGoogle divulgado durante o Proxxima 2011 indica que 37% das buscas são originadas da televisão, enquanto o impresso responde por 30%, os PDVs por 20% e o rádio por 17%. Isso mostra como funciona o comportamento do consumidor com os meios, que ao entrar em contato com uma informação nova, se volta para a internet para saber mais sobre o assunto.

Usando como exemplo uma ação de buscadores e analisando a ferramenta Google Insights for Search podemos perceber a influência de ações realizadas em outros meios e que trouxeram benefícios no meio online.

Neste primeiro exemplo podemos ver como as buscas pelo termo Netshoes aumentaram consideravelmente quando a marca começou a anunciar em mídias offline, como as propagandas com o tema da entrega rápida na televisão em 2008, e o patrocínio do time de Santo André em 2009, até assumir a liderança nas buscas durante a copa do mundo de 2010. Isso não quer dizer que apenas as mídias tradicionais trouxeram retorno, mas que elas juntas trouxeram muito mais resultado.

Alem de um bom case é um exemplo de como é possível na internet encontrar informações e dados sobre qualquer assunto. Seja sobre campanha ou sobre o seu concorrente, seja sobre a mensuração da sua própria campanha, como movimento do mercado, tudo esta disponível, basta saber encontrar e analisar os dados. (Falo isso porque tudo que estou apontando aqui foi colhido na internet e nada tem de informação sigilosa.)

Neste outro exemplo, podemos ver como uma promoção realizada em outros meios pode alavancar significativamente as buscas por uma marca na web. Ou seja, as pessoas são impactadas por uma ação e vão a internet pesquisar mais sobre.

Isso também nos mostra que nunca devemos desconsiderar no plano de mídia uma ação de buscadores, já que o usuário quando impactado por outras mídias sempre acaba voltando para estes em busca de mais informações e não estar presente, com certeza trará prejuízos ao resultado almejado.

Em abril de 2009 a Bombril realizou uma promoção para sortear 10 casas, o que consolidou sua liderança nas buscas. Na comparação entre as pesquisas com a Assolan fica bem claro o pico de buscas no período da promoção.

Podemos concluir que, apesar de tratarmos os meios de mídia em diferente, o usuário consumidor é o mesmo, e de forma geral utiliza e está presente em todas as mídias.

Com isso, quando uma empresa tem objetivos claros, e atuação ampla em todos os meios de comunicação, as diferentes mídias passam a fazer parte de uma estratégia única e consolidada extraindo assim o melhor de cada um dos meios para seus objetivos.

Fonte : http://www.webtraffic.com.br

Atenciosamente;

Art Carioca.

 

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