Afinal o que é o Botão “Like” do Facebook ???

Desde o princípio dos tempos, desde que o mundo é mundo e a humanidade reina sobre ele, filósofos e outros estudiosos procuram exaustivamente o significado da vida. Há bem menos tempo do que isso, diversos profissionais procuram incansavelmente descobrir o verdadeiro valor do botão like do Facebook. A resposta é que tal significado é extremamente simples, porém extremamente complexo.

Um estudo da Exact Target chamado The meaning of like procurou analisar assinantes, fãs e seguidores para descobrir o real valor de cada componente. A ideia era descobrir como e por que esses personagens (assinantes, fãs e seguidores) interagem com as marcas nos principais meios, respectivamente e-mail, Facebook e Twitter.

No caso do Facebook, a pesquisa tinha como ponto de partida três pontos principais:
  • Como os seguidores usam o like dentro do Facebook e em outros sites;
  • Quais as expectativas desses consumidores depois de darem like em uma página;
  • O que os profissionais dessas mídias sociais estão fazendo de certo – e de errado – no Facebook.
Abaixo você pode conferir alguns dados estatísticos que a pesquisa concluiu. São dados interessantes se analisarmos o real significado do termo like. Você pode dar like porque realmente é um fã da marca ou apenas porque está interessado em promoções ou informações sobre novos produtos, não o transformando em um “amigo da marca”. Confiram:
  • Apenas 42% os usuários ativos do Facebook concordam que os profissionais das empresas podem tratar um like como significado de que você é um fã ou advogado da marca;
  • 93% dos usuários se envolvem de alguma maneira com o like pelo menos uma vez por mês;
  • 74% curtem algo que um amigo postou na rede;
  • 52% clicam em like em outros sites, como blogs ou portais de notícias;
  • 44% curtem algo que alguma empresa postou;
  • 45% curtem uma empresa ou marca no Facebook;
  • 73% dos usuários dizem ter alguma cautela ao compartilhar online algo sobre si mesmos.
Outro levantamento interessante foi no quesito idade e quantas páginas determinas faixas etárias geralmente curtem. O dado é interessante pois para cada tipo de mercado há um tipo de público:
  • Entre 15 e 17 anos, 46% nunca curtiu uma página sequer e 39% curtiu entre 1 e 10 fanpages;
  • Entre 18 e 24 anos, 26% nunca curtiu uma fanpage e 51% entre 1 e 10 páginas;
  • Entre 25 e 34 anos, 46% curtiu entre 1 e 10 páginas e 30% curitu mais de 11 fanpages;
  • Entre 35 e 44 anos, 53% curtiu entre 1 e 10 páginas e 27% nunca curtiu uma sequer;
  • Para quem 65 anos ou mais, 70% nunca curtiu uma página no Facebook.
As expectativas dos consumidores após curtiram uma página também é bem variável:
  • 58% espera ter acesso a algum conteúdo exclusivo, eventos ou vendas;
  • 58% também afirmou esperar por promoções e descontos;
  • 47% disse curtir uma página para receber informações sobre a empresa;
  • 37% quer que, ao curtir uma página, o nome da empresa ou marca apareça logo em seu profile;
  • 37% não que nada aconteça;
  • 36% esperam receber das empresas informações mais relevantes baseadas em seus conteúdos publicados abertamente em seus perfis.
Porém há o outro lado da moeda. Cerca de 35% dos usuários responderam que nunca curtiram e nunca vão curtir uma página no Facebook. O motivo? São vários:
  • 54% disse não querer ser bombardeado por informações ou publicidade;
  • 45% não querem que empresas tenham acesso a informações de seus perfis;
  • 29% não quer manter contato com empresas no Facebook;
  • 23% não vê benefício algum em curtir uma página;
  • 4% disseram não entender o que ganhariam se curtissem uma fanpage.
O estudo é bem interessante e conclui que o botão like é trabalhado como uma forma de auto-afirmação, especialmente nos consumidores mais novos; o like também é encarado como uma via de acesso exclusivo a algum tipo de conteúdo, que pode englobar até descontos ou informações privilegiadas; o botão também tem significado ambíguo, já que marcas e consumidores enxergam perspectivas diferentes; e consumidores esperam uma “resposta” um pouco mais casual da marca.
Fonte : http://www.blogmidia8.com/2011/10/pesquisa-analisa-o-real-significado-do.html
Por Cleyton Carlos Torres, jornalista e blogueiro.
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